Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Pía encontra-se em um terreno de dimensões irregulares situado em Uro, Nuevo León, México.
Ela é composta por dois volumes dispostos frente a frente, que contêm uma sucessão de pátios organizados em sentido longitudinal.
O volume frontal se desenvolve em um pavimento único e arremata o acesso principal, um elemento de pé-direito duplo, o qual se acessa através de peças de concreto triangulares que apoiam sobre um átrio de terra compactada que promove uma continuidade em relação à calçada e a rua.
O volume posterior tem dois pavimentos e é separado do volume frontal através de um pátio central corrido que funciona como extensão das áreas sociais, da cozinha e do estúdio no térreo, e que, além disso, facilita a ventilação, as vistas e o isolamento do conjunto. Esse pátio é dividido em dois por uma escada dentro de um terceiro volume envidraçado que integra as conexões vertical e horizontal da residência. O pátio posterior tem duas áreas ajardinadas que envolvem a zona do pátio de serviços e lavanderia, e que estabelecem continuidade nas vistas da casa.
A materialidade ressalta o concreto como recurso principal, mantendo a marca das fôrmas na fachada, polindo o piso e com piso de pasta (cimento com cor) nos detalhes, além do uso do aço nos caixilhos, portões, portas e escadas.
Nas áreas externas contemplou-se o uso de plantas endêmicas e/ou de baixa manutenção.
Casa Pía é o resultado de uma transformação de uma casa de campo para uma residência suburbana, sem perder o sentido de conexão do edifício com o espaço externo, que, por sua vez, é amenizado nas áreas mais íntimas e de uso exclusivo de seus habitantes. Trata-se de uma reinterpretação da arquitetura mexicana da segunda metade do século passado com um novo caráter formal.